terça-feira, 8 de dezembro de 2009

No 95º aniversário da Prof.ª Eugénia Signorile

Entre os estudiosos da Beata Alexandrina, a Prof.ª Eugénia Signorile é hoje o autor mais antigo e o mais produtivo. E completa, no próxima quarta-feira, 95 anos.
Lembrando-a, lembro também todos os que escreveram sobre mesmo tema, e que são já muitos: é uma corrente de escrita em que se fala sempre duma poveira. O P.e Mariano Pinho foi o primeiro, depois o P.e Humberto Pasquale, depois vários outros, quase sempre estrangeiros.
Curiosamente, quem procurasse as obras de Eugénia Signorile não encontrava quase nada: ela, agora, e, antes, em colaboração com o marido, atribuíram sempre a autoria dos livros à Beata Alexandrina. O P.e Humberto Pasquale também já tinha começado a fazer assim.
A Prof.ª Eugénia define-se como uma mineira que procura pedras preciosas nos escritos da nossa Beata e compõe com elas livros sucessivos. Já se vê aqui a razão de não assumir a autoria deles.
Antes de falar desses livros, convém recordar que ela e o marido, o Prof. Chiaffredo Signorile, ensinaram em Milão, no Liceu Beccaria: eram professores de Matemática e Física. Quem diria que se iam tornar autores de livros de mística?
Foi em 1964 que o P.e Humberto que os levou a dedicarem-se à Beata poveira. Veja-se como a Prof.ª Eugénia evoca o facto:
Em 1964 acontece uma viragem nos interesses espirituais e intelectuais do casal. Em Agosto vão a Balasar, depois de lerem no Boletim Salesiano o Caso de Alexandrina. Encontra-se ali o Pe. Humberto Pasquale, mergulhado no trabalho de preparação do Processo Informativo Diocesano. Tem um encontro encantador com Chiaffredo, e pede-lhe ajuda. Vendo-o entusiasta, encarrega-o de difundir na Itália o conhecimento daquela grande Serva de Deus.
Ardendo na mesma chama de amor, os dois cônjuges dedicam-se de alma e corpo a esta empresa, principiando logo a estudar a língua portuguesa, por sorte neo-latina!
Visto o zelo, o P.e Pasquale convida-os a traduzir os cinco grossos volumes dos “Sentimentos da Alma”. Assim começa a sua obra de difusão. Todas as suas energias são lançadas àquela fornalha que os inflama sempre mais: sentem que aquela é a missão que Jesus lhes confiou.

Os cinco grossos volumes dos “Sentimentos da Alma” são umas 3.000 páginas A4, a passar!
As obras preparadas por este casal, primeiro, e actualmente só pela Prof.ª Eugénia são 14, já publicadas, e espera-se para breve a saída da 15ª. Vou agora dizer umas poucas palavras sobre algumas em particular.
O livro Figlia del Dolore Madre di Amore (Filha da Dor Mãe do Amor), saído em 1993, é muito grande: 768 páginas. A Prof.ª Eugénia prepara actualmente a sua segunda edição. De algum modo esta obra veio suceder ao Cristo Gesù in Alexandrina, do P.e Humberto, esgotado, que ainda era um pouco maior. Só o facto de a editora aceitar a reedição prova já o seu valor.
Uma outra obra marcante foi Solo per Amore! (Só por Amor!), saída em 2006. Nós, os colaboradores do Sítio Oficial da Beata Alexandrina, traduzimo-lo primeiro para português e depois para inglês e francês. Recordo-me que na altura gente conhecedora que o leu classificou-o como um futuro clássico da mística. Deve estar também traduzido para tailandês.
Um outro livro que traduzimos foi Alexandrina, Voglio Imparare da Te (Alexandrina, Quero Aprender contigo), saído em 2004; está traduzido para português, para espanhol, inglês, francês e ainda, ao menos em parte, para esloveno e alemão. Está anunciada a sua tradução para letão.
Um livro que a mim particularmente me encanta é Anima Pura Cuore di Fuoco (Alma pura Coração de Fogo): é pequenino e constituído por pequenas frases ilustradas por belíssimas aguarelas. Foi traduzido para português e inglês e posto em Power-Point. Recentemente, nos EUA, puseram-no em linha.
Há outros livros que mereciam referência, mas vamos ficar por aqui, desejando que a Prof.ª Eugénia ainda continue muito tempo connosco.
Como ela não aceita nenhuma homenagem, pediu-se a várias pessoas que lhe escrevessem, individualmente. É um modo de lhe trocar as voltas. Esperemos que não tome a mal…

Sem comentários: