segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Brevíssimo resumo d’Os Maias


Os Maias são uma antiga família nobre e muito abastada. Quando abrimos o romance, dela só subsistem o jovem Carlos da Maia, o protagonista, e seu avô, que viviam em Resende, na Quinta de Santa Olávia, e que se vão mudar para Lisboa após a formatura de Carlos em medicina e uma sua viagem pela Europa.
A seguir, faz-se uma retrospectiva da família (analepse) que começa nos anos revolucionários das décadas de vinte e trinta do séc. XIX (avós e pais de Carlos) e vem depois até à actualidade, em 1875. Esta retrospectiva ocupa os dois capítulos iniciais.
Depois, acompanhamos a vida de Carlos em Lisboa, onde vive com o avô. Seguimos-lhe a diletante vida profissional, os amores, vemo-lo nos serões no Ramalhete (residência dos Maias), nos encontros de café, nas visitas a casa de amigos, nas idas a Sintra, nas corridas de cavalos, no teatro... Carlos acabará por se amantizar com uma mulher luxuosamente vestida e notável figura que então aparece em Lisboa. Vem-se a descobrir que é uma sua irmã que se julgava ter morrido.
A libertinagem do neto provocará a morte do avô, Afonso da Maia. Carlos, com o seu amigo inseparável Ega, instalam-se num viver de celibatários inúteis e vencidos e rodeados dum conforto que a sua situação económica lhes proporciona.

Sem comentários: