quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Moisés


Vou falar de Moisés ou pelo menos a propósito de Moisés, o Moisés bíblico.
E começo por considerar a semana. Os Gregos e os Romanos não conheceram a semana, não tinham essa instituição que manda que se trabalhe durante seis dias e se descanse no sétimo, o que nos parece coisa tão natural. Em termos práticos, a semana foi criada por Moisés, que mandou ao povo de Israel que trabalhasse seis dias e no último descansasse e prestasse culto ao seu Deus.
A semana já era conhecida na civilização babilónia e tem origem física, astronómica, nas fases da Lua. Mas chegou ao nosso mundo ocidental através do cristianismo, que a recebeu do judaísmo.
Os nomes dos dias da semana em português são um caso único na Europa e talvez no mundo. Em espanhol, em italiano, em francês, em inglês e em alemão, pelo menos, esses nomes ainda conservam designações de origem pagã. São o dia do Sol, o dia da Lua, de Marte, etc. Em português, à parte o domingo, que é literalmente o dia do Senhor, e o sábado, que conserva o nome judaico, todos os outros são apenas feiras: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, etc. É conhecido um santo, que foi arcebispo de Braga, que se bateu por retirar dos dias da semana os nomes dos deuses pagãos … Um dia espero falar dele.
O mundo ocidental, de base cristã, é monoteísta. O mundo islâmico também. Mas esses monoteísmos radicam ambos na lei de Moisés, sobretudo no primeiro mandamento dado no Sinai: “Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto”.
Ao longo da história de Israel o politeísmo dos países envolventes foi sempre uma tentação, mas sempre os profetas levantaram a sua voz na defesa do monoteísmo aprendido no Sinai.
No Egipto antigo, anterior a Moisés, já tinha havido uma experiência monoteísta, com o faraó Akénaton. O nome deste faraó não é o seu nome de origem: ele alterou-o em função do novo credo que impôs ao país.
Mas o monoteísmo de Akénaton era ainda idólatra, adorava o Sol ou o disco solar. O monoteísmo mosaico, de Moisés, exclui qualquer representação da divindade, qualquer idolatria. Isto é um avanço enorme: basta considerar o que se passou na Grécia ou em Roma. O povo israelita continuamente será tentado para a idolatria, para a adoração de um deus concretizado em imagens. Mas também os profetas continuamente apelarão para um monoteísmo ao modo do proposto por Moisés, sem imagens, em que o Criador não pode ser representado por qualquer ídolo.
No templo de Jerusalém, o Santo dos Santos era um espaço vazio. Ora era no espaço correspondente a esse que nos templos pagãos estava a estátua do deus, qualquer que ele fosse, qualquer que fosse o nome que se lhe atribuísse.
Os livros bíblicos que falam de Moisés são variados, mas o mais conhecido é o Êxodo, cujo título evoca a saída do Egipto. De facto, esse e os outros livros próximos, o Deuteronómio, o Levítico e os Números, falam da libertação dos Israelitas, da sua elevação a povo livre, da aliança de Deus com esse povo, etc.
Esses livros colocam-nos perante factos que têm a ver com o conceito original de epopeia. A epopeia é uma história antiga, mais ou menos lendária, que conta a formação de um povo, protegido pelos seus deuses ou pelo seu Deus. Figuram nela os grandes heróis nacionais, dotados de coragem, de determinação, de força exemplares, que beneficiaram da protecção divina. Lembrá-los é avivar o sentimento patriótico e a protecção que continua a ser dispensada a esse povo.
Nesta perspectiva, Moisés é o protagonista humano duma epopeia: liberta o povo oprimido pela maior potência então conhecida, dá-lhe uma lei para o reger, e Deus estabelece com esse povo uma aliança não só inabalável, mas projectada para o futuro.
E isto apesar das limitações dos homens, que repetidamente fraquejam; até Moisés. Este é um aspecto realista, de verdade humana que não deve ser ignorado pelo leitor do Êxodo.
Moisés afinal está muito mais próximo de nós do que pensaríamos: está no nosso sábado, no nosso domingo, nos outros dias da semana, no nosso modo de olhar o mundo, até próximo dum poema como Os Lusíadas.

Sem comentários: