quinta-feira, 14 de março de 2013

De novo a Maria da Fonte


Quando há alguns meses atrás aqui falei da Maria da Fonte na Póvoa de Varzim, não imaginava que havia um livro que historiava essa revolta em Vila do Conde. De facto há. Tem como título Maria da Fonte. A Sedição Popular em Terra de Marinheiros Poetas e Rendilheiras e é da autoria de Adelina Piloto. É certo que o título não menciona a Póvoa, mas, quando se folheia a obra, verifica-se que a parte final dele aborda os acontecimentos da vila vizinha.
O documento principal que guarda memória das movimentações revolucionárias de 1846 na Póvoa é a acta que já comentei, de 29 de Maio de 1846. Para a Vila, há um documento que compete em importância com a acta e é um relatório do administrador do concelho para o Governo Civil, de 24 de Abril. Estes documentos foram escritos com objectivos opostos.
O de Vila do Conde, que é anterior, pretende justificar o fracasso da tentativa revolucionária, enaltecer a actuação das autoridades e ilibar a participação popular do concelho. O da Póvoa, que data de quando a revolta já adquirira dimensão nacional e o governo fora substituído, pretende vincar o carácter geral, espontâneo e patriótico da movimentação dos “povos” do concelho.
Contradizendo-se e tendo objectivos opostos, eles devem-se complementar.
Passo a ler parte do documento vila-condense, dirigido ao governador civil:
Pela manhã do dia 23 (de Abril) se achavam os sublevados na Póvoa em força de 200 a 300 homens, uns armados de espingardas e outros de forcados e fouces, sendo eles pela maior parte das freguesias de Cristelo e para o nascente pertencente ao concelho de Barcelos, os quais me informam que na descida obrigam a gente que encontravam a acompanhá-los, pena de incendiar-lhes as casas. O comandante era um das Necessidades, que fora porta-bandeira das milícias, cujo nome ignoro, e até agora não sei de outros chefes.
Consta-me que na Póvoa fizeram auto na Câmara, mas pelo administrador daquele concelho melhor V. Ex.cia saberá o que lá houve.
Pelas três horas da tarde do mesmo dia de ontem, 23 do corrente, entraram os sublevados nesta vila dirigindo-se à casa da câmara e administração do concelho, aonde penetraram dando vivas a Sua Majestade a Rainha, à Religião, contribuições abaixo e morram os Cabrões.
Conta-se a seguir a escolha da nova câmara e vários outros actos dos revoltosos que já não nos interessam muito.
A Póvoa está mais próxima de Barcelos e de Braga, onde primeiro se fez sentir a revolta e por isso é bem possível que, como diz o administrador vila-condense, tivesse havido aí participação de barcelenses. Aliás, quase todas as freguesias poveiras tinham pertencido a Barcelos até poucos anos antes. A Vila, sobretudo a sul, está mais próxima do Porto, onde os efeitos da revolução se sentiram mais tarde e por isso a participação popular deve ter sido menor.
Não sendo de admitir como pura invenção o que o administrador escreve sobre as pessoas vindas de freguesias Barcelos, deve haver é exagero ao atribuir-lhe quase toda a causa dos acontecimentos, como deve haver exagero ao reduzir ao mínimo a participação das gentes da sua Vila.
O António José dos Santos, que, como disse da primeira vez, foi eleito administrador, já tinha servido aquele cargo em 1840 e 1841 e fora, ainda antes, administrador substituto.
Quando o administrador poveiro quis recolher as armas das populações, S. Pedro de Rates, ao menos num primeiro momento, resistiu à determinação da autoridade. De notar que se trata duma freguesia confinante com Barcelos.
Um notável poveiro que aderiu à revolta foi Francisco Gomes de Amorim.
O que acabo de dizer não dispensa a leitura do livro de Adelina Piloto, mas já dá uma visão mais completa do que foi esse fenómeno revolucionário de 1846, um caso raro pelo seu carácter espontâneo e popular. Quase todas as revoluções começam de cima e são depois vendidas ao povo.
Os historiadores insistem em que o móbil da revolta era a oposição popular a medidas dos Cabrais que no fim de contas eram progressistas. As coisas não devem ser bem assim: é preciso não esquecer que o poder era de inspiração maçónica e cometera verdadeiras atrocidades contra o catolicismo. Os vivas à Religião remetiam sem dúvida para essas humilhações da década anterior.

Sem comentários: